Diástase e Exercício

Que exercícios fazer para melhorar a diástase?

Durante a gestação houveram alterações posturais, no assoalho pélvico, na parede abdominal, hormonais e tantas outras que precisam ser observadas para planejar o programa de treinamento. Sabendo dessas alterações, precisamos trabalhar em cima de todos os pontos para reequilibrar o corpo após o parto.

Não adianta fortalecer o abdômen se não reorganizarmos a postura, por exemplo.

Mas voltando aos exercícios, vamos lá: alguns estudos têm indicado que a pré ativação do músculo transverso do abdômen tem um papel importante na estabilização da linha alba (aquela linha no meio da barriga que aparece nas pessoas “saradas”, que possuem um baixo percentual de gordura) e que essa ativação pode auxiliar o fortalecimento da musculatura abdominal.

Começar deitada de barriga pra cima, ativando o transverso do abdômen e contraindo a musculatura do assoalho pélvico já é um bom início após a liberação médica (e quando o seu bebê deixar, rs). Aos poucos a evolução pode ocorrer (exercícios de elevação pélvica/ponte, abdominal parcial com cautela, prancha na parede e depois com o joelho apoiado..), mas só devem ser feitos quando a aluna já entende e consegue controlar a musculatura que precisa estar contraída. Do contrário, pode piorar a diástase.

Gostaria de saber como posso ajudar mais a vocês, especialmente grávidas e mamães que estão me escrevendo sempre. O que vocês querem saber abordando esse tema? Gostariam de algum vídeo ou foto para exemplificar melhor os exercícios?

Ref: LEE, Diane; HODGES, Paul W. Behavior of the linea alba during a curl-up task in diastasis rectus abdominis: an observational study. journal of orthopaedic & sports physical therapy, v. 46, n. 7, p. 580-589, 2016.

By | 2019-01-15T15:05:08+00:00 janeiro 15th, 2019|Sem categoria|0 Comentários

Deixar Um Comentário